Bericht der Bücher - Agosto

Λαμβάνουν ένα χάπι βιβλίων ότι το επακόλουθο μέθης είναι πολιτισμός (lê-se: "Tome um comprimido de livros que a embriaguez resultante é cultura")

Estou bem poliglota hoje! O título do post está em alemão e a frase de "impacto" está em grego. Whatever!
Eu tenho uma coisa que é querer dar minha opinião sobre diversos assuntos. Algo que eu fazia muito no Parede Colorida. Resolvi então fazer a série "resenhas" onde falarei de resenhas de livros, filmes, etc.
Hoje eu vim falar de três livros que eu li. São eles: O Menino do Pijama Listrado, A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista e A Marca de Uma Lágrima. Eu poderia até falar de outro livro que eu também li que é "Não Faz Sentido - Por Trás da Câmera" mas não tem muito o que falar! É o Felipe Neto contando sobre a vida pessoal dele, fazendo piada, xingando para caramba, explicando a briga com o Fiuk, contando o surgimento do Não Faz Sentido e do Parafernalha.

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO de John Boyne:
A história se passa durante a 2ª Guerra Mundial, época em que Hitler dominava a Alemanha e o cenário de guerra.
Bruno, que é o personagem principal, é filho de um tenente nazista. Apartir do primeiro capítulo eu fiquei confusa. Se Bruno era filho de um dos homens de Hitler e não era judeu ele não poderia ser o menino do pijama listrado. Afinal, apenas judeus usavam esse tipo de traje.
A história começa quando Bruno recebe a notícia que sua família vai se mudar. Durante o livro ele conta vários fatos sobre a família e amigos. Metade do livro e eu ainda não tinha descoberto quem era o menino do pijama listrado. A questão é que, mesmo sendo um livro pouco movimentado, ele consegue nos prender de uma forma inexplicável.
É um bom livro para ler! A grande diferença entre 'Diário de Anne Frank' e 'O Menino do Pijama Listrado' é que Anne Frank era uma garota judia que se escondeu em seu porão durante a 2ª Guerra já o Bruno é meio que o outro lado da história.
Tem também o filme que corta alguns fatos como, por exemplo, o "ataque" de piolhos que Bruno e Gretel sofrem. Em compensação, ele mostra mais ou menos o que ocorre no final com mais clareza. E o que me surpreendeu nos primeiros 5 minutos do filme é que quem faz o pai do Bruno é David Thewlis, o ator que faz Remus Lupin na série Harry Potter.
No começo, demorei muito para conseguir diferenciar "o pai de Bruno" de "Remus" mas logo consegui. E acho que foi muito bem escolhido o ator. E a atriz que faz a mãe de Bruno é Vera Farmiga, atriz que interpreta a mulher que adota Esther (Isabelle Furhmann) em "Orphan".

A PROBABILIDADE ESTATíSTICA DO AMOR À PRIMEIRA VISTA de Jennifer E. Smith:
É a história de Hadley que, 4 minutos atrasada, perde o seu vôo para Londres. Aonde ela vai para o casamento do pai. No aeroporto, ela conhece um garoto chamado Oliver. Isso resume bastante a história. Eu estava na Saraiva com a minha mãe para comprar os livros e a atendente da Saraiva, Thamires, me indicou esse livro. Logo que li a sinopse fiquei curiosa e acabei comprando.
O livro fala sobre a vida pessoal de Hadley, o drama que ela passa por causa dos pais terem se divorciado e o estranho sentimento que começa a surgiu entre ela e Oliver. É um livro muito criativo e romântico. Eu realmente gostei dele! Não é um romance muito meloso... E tem algumas cenas de drama. Aliás, mistura flashback com uma cena normal sem avisar, precisa estar atento à isso.

A MARCA DE UMA LÁGRIMA de Pedro Bandeira:
Eu simplesmente adoro os livros do Pedro Bandeira! E essa paixão começou com "A Droga da Obediência" e seguiu com "O Grande Desafio". Em todos os livros dele você pode perceber que ele adora colocar criminalística e, às vezes, um pouco de romance também.
Em A Marca de Uma Lágrima não foi diferente. Tem os dois gêneros só que misturados ao drama. Eu achei o livro muito depressivo. A personagem principal, Isabel, vai para a festa de um primo obrigada pela mãe e, para ter que "aguentar" essa tortura, ela leva a melhor amiga, Rosana. Na festa ela reencontra o primo dela (milhares de anos depois desde a última vez que se viram) e logo de cara ela fica afim dele. Mas ele fica afim da Rosana. No livro descreve o sentimento de traição que ela sente. Para completar o "ciclo" clássico dos livros, tem um garoto que fica afim da Isabel. Só que ela está mais preocupada com o Cristiano (esse primo dela) que nem percebe.
Aliás, tem uma cena logo no início do livro que é o "beijo" no jardim que logo de cara eu já sei quem é... Acho que é muito CSI, sei lá! Mais da metade do livro só fala da depressão dela por se achar feia e gorda, não ter a atenção do garoto que gosta, ter de escrever cartas em nome da Rosana para juntar ela e Cristiano e a falta de presença dos pais na vida dela. Depois disso, acontece o assassinato da diretora. E aí que começa realmente a história. Com tudo isso, acontece muitas coisas e tem um desfecho... Legal.
Desculpem, mas eu não consigo mentir. O livro foi muito depressivo e o final foi meio que... Previsível. De certa forma... Não vou falar muito porque se não vou dar a resposta do livro inteiro! Vai ter que ler o livro para entender! Pedro Bandeira não me decepcionou. Apenas foi previsível para mim.

Eu não sei porque criei essa série se existem milhares de blogs com resenhas de livros e tal... Apenas gosto de desabafar com o blog. O 'Desabafo' foi o meu impulso para voltar para a blogosfera depois do que aconteceu com o 'Parede Colorida'. Pode parecer ridículo mas isso me afetou muito. Whatever! É isso!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar: Seen [ATUALIZADO]